A fermentação alcoólica ocorre durante duas semanas, em contato com as cascas, sob temperaturas controladas. O vinho também passa por fermentação malolática em tanques de aço inox. O rótulo ostenta a certificação DOCG (denominação de origem controlada e garantida), a mais restritiva na legislação italiana, reservada a produtos que seguem parâmetros regulatórios mais severos.
Visual: Rubi, com reflexos violáceos. Olfativa: Aromas intensos, com notas florais (violeta). Degustativa: Seco e macio, com notas ácidas e frutadas (cereja). Harmonizações: Carnes Vermelhas - Massas Leves - Queijos.
Produtor: Castellani - Alfredo, o patriarca, já era um conhecido produtor e comerciante de vinhos local. Mas foi em 1903, com a fundação oficial da empresa, que seus filhos, Duilio e Mario, deram início à expansão dos negócios. A partir daí, geração após geração, a família passou a se consolidar como um dos principais nomes da vitivinicultura da Toscana. Hoje, sob a batuta de Piergiorgio, a Castellani possui seis propriedades na região, além de controlar uma série de marcas, vinícolas e vinhedos nas principais áreas produtoras do centro-sul da Itália.